(06/01/2011)
I
um indiozinho sobe com medo no navio
um, dois, três indiozinhos
um deles fita o colar do capitão e faznus
acenos com a mão em direção à terra
Pero Vaz de Caminha registra: “queria dizer-nos que havia ouro ali...”
e os 1200 portugueses fitam
o ouro dos corpos dos indiozinhos, a terra.
[e aí se descobre a exploração infantil no Brasil...]
II
a negrinha de peitos durinhos e
bunda rechonchuda que parece dançar
(...) porque os negros mesmo quando estão andando
naturalmente é como se dançassem (...)
perturba o sinhô...
na Casa- Grande
(bem distante de Xica da Silva)
o sinhô obriga a negrinha a tirar a roupa
a tirar os olhos
(co´as ervas de seu próprio orixá)a tirar o filho
depois, quando vê sinhá
esquece da negra fulo
que chorando pro Pai João
canta: branco não tem coração!
a negrinha de peito durinho
e bunda rechonchuda parou de dançar
- tinha 13 anos -.
[... e neste momento se esconde a exploração infantil em nossa terra...]
III
7 de abril de 1831
D. Pedro abdica o trono
em favor de seu filho
e some para os PortugaisPedrinho
para ser D. Pedro IV.
Pedrinho tinha 5 anos.
[nesse dia coroa-se a exploração infantil em solo brasileiro...].
IV
pobre
preto
o destino de Pixote
e uma mãozinha rouba a comida
o lugar ao colo
o crack para se sentir vivoo respeito
e um peito de puta prá mamar
um chafariz
uma arma
um carrossel para brincar
no espelho dos olhos dos outros
o destino
[condenam-se os meninos explorados no Brasil].
V
Sem Nome vende bala num farol na Consolação.
Sem Nome?
não existe alguém Sem Nome.
[anula-se a exploração infantil no Brasil].
VI
[0800 2010 015]
e os cantores choram
não como a mãe
que visita o filho na Fundação
Casa
seu frango despedaçado
seu corpo humilhado
não como a criança-esperança dos sinais
as mocinhas grávidas e seus abortos a-temporais
no programa de televisãoos cantores choram
já como as mães
telenovelas.
[consome-se a exploração infantil no Brasil].
VII
há mais saúde nos terreiros de candomblé“papai me manda um balão
e põe todas as crianças
que tem lá no céu...
tem doce, papai
tem doce, papai
tem doce lá no jardim”
nas festas de Cosme e Damiãoque nos programas sociais brasileiros
que na psicologia
que na poesia
... e quem não respeita o exu-mirim?as crianças são.
linhas de fuga .
[mas no intimo do povo há cuidado para as crianças exploradas do Brasil].
Nenhum comentário:
Postar um comentário